Declaração do SEF para quem já tem Visto de Procura de Trabalho

Se já tem o Visto de Procura de Trabalho para Portugal, considere essas recomendações antes de candidatar a uma vaga de emprego.

Nesses últimos dias tem circulado nas redes sociais algumas publicações de pessoas que chegaram a Portugal com o visto de Procura de Trabalho e estão enfrentando dificuldades em serem contratados porque os empregadores/empresas estão exigindo a tal MI - Manifestação de Interesse.

A Manifestação de Interesse é um pedido que pode ser feito pelos estrangeiros que desejam se regularizar em Portugal e poderem trabalhar legalmente. 


Por quê isso?

Quando um imigrante candidata a uma vaga de emprego em Portugal, durante o processo de recrutamento e seleção, geralmente, as empresas solicitam o documento de residência ou a Manifestação de Interesse do SEF (para solicitação de residenência) para poderem ser contratados.

Neste caso, dos imigrantes que estão entrando em Portugal com o Visto de Procura de Trabalho, mesmo explicando que esta modalidade de visto dá direito a entrada legalmente em Portugal e procurar trabalho, as empresas alegam não estarem informados sobre as leis referentes a este novo tipo visto e solicitam aos candidatos continuarem o processo de recrutamento após apresentarem a Manifestação de Interesse do SEF.

Isso ocorre porque nem os patrões, nem os HR das empresas estão informados do que acontece na emigração.


O que você deve fazer?

Conforme orientações do SEF, NÃO SOLICITE A MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE para não ter problemas posteriormente com o seu visto. Para resolver este problema o SEF está emitindo uma Declaração que deve ser entregue às empresas quando solicitarem a tal Manifestação de Interesse para sua contratação.

Resumidamente, a Declaração diz:
A pedido do interessado(a) e para efeitos tidos por convenientes, declara-se que FULANO DE TAL, nacional de TAL PAÍS, nascido em DATA TAL tem marcação para efeitos de Acordo Mobilidade CPLP para o dia TAL. Deverá comparecer no posto de atendimento do SEF. Dir. TAL e TAL...

... com a data, assinatura e carimbo do SEF.

Então, chegando em Portugal, dirija-se ao SEF, explique a situação do que está acontecendo nas empresas ao procurar trabalho, informe que tem o visto de procura de trabalho e solicite essa Declaração, ao invês de fazer Manifestação de Interesse.

A Manifestação de Interesse, geralmente, é solicitada por pessoas que entram em Portugal sem um visto com direito a trabalho (na maioria dos casos, com vistos de turismo) e precisam regularizar a situação para poderem trabalhar, o que não é o caso de quem entra em Portugal com o Visto de Procura de Trabalho.

Boa sorte a todos.

0 Comments

Digite uma palavra e pressione Enter para pesquisar.