Motivos por que os Vistos para Procura de Trabalho em Portugal estão sendo recusados

Escrevemos este post como forma de alertar a alguns, que por falta de atenção, gastam dinheiro neste processo de solicitação de visto para procura de trabalho em Portugal por erros que podem ser evitados.

Desde meados de janeiro de 2023, quando começaram a ser emitidos os novos vistos para procura de trabalho em Portugal, recebemos algumas mensagens de nossos seguidores - uns, nos informando que já conseguiram o visto e outros solicitando esclarecimentos a respeito dos motivos por que os vistos foram indeferidos (os pedidos não foram aceites).

Alguns dos motivos por que os processos de vistos para procura de trabalho em Portugal estão sendo rejeitados, são:

1. A assinatura na Declaração para Consulta do Registo Criminal Português diferente da assinatura nos documentos de identidade.

A notificação da embaixada diz: "a assinatura na Declaração para Consulta do Registo Criminal Português não coincide com as assinaturas nos documentos de identidade apresentados". Não é aceitável assinar seu próprio nome de forma diferente em diferentes documentos. Esse erro pode ser evitado.


2. A informação apresentada acerca da justificação do objetivo e das condições para a estada prevista não é fiável.

Nas publicações que fizemos sobre os documentos necessários para o visto de procura de trabalho escrevemos um post com esclarecimentos sobre cada documento. E, sobre este documento específico, tem uma orientação básica sobre o que escrever. Lá diz: "este documento é uma Declaração que deverá conter todos os objetivos e esclarecimentos de sua estadia em Portugal. Neste documento você deve informar o que vai fazer em Portugal, onde vai ficar, etc. Escreva todas as informações sobre suas intenções para solicitar o referido visto."

Escrevemos um texto explicando como escrever este documento e com um modelo de exemplo. Clique aqui e leia.

Muitas pessoas perguntam se há um modelo para este documento. Não há um modelo. É uma carta pessoal. Não copie informações nas cartas de outras pessoas, cada um escreve a sua. Este erro pode ser evitado.


3. Passaporte com validade inferior a 1 ano

Neste caso, a VFS, no momento de verificar os documentos já não aceita os documentos se a validade do passaporte for inferior a um ano. Ou seja, o processo não vai para a embaixada. Acontece que você perde o agendamento e terá que, ou fazer um novo agendamento ou pagar os 4.000$00 e marcar uma outra data para entregar os documentos. Mas fica já informado de que se o seu passaporte tem validade inferior a um ano não será aceite. Este erro pode ser evitado.

Quando a embaixada envia a notificação de recusa do visto, é enviado a seguinte mensagem: "Eventual recurso da presente decisão poderá ser entregue na instalação da VFS GLOBAL, todos os dias úteis das 8:00 até as 12:30mn (mediante ordem de chegada), no prazo de 10 dias úteis a contar da data em que tomou conhecimento da presente notificação".

Ou seja, você pode entrar com recurso caso discordar da decisão da Embaixada, mas, para ser sincero, às vezes não vale a pena. Confira os motivos por que o visto foi recusado e veja se o erro foi seu ou da Embaixada. Caso for um erro da Embaixada entre com recurso e questione a decisão.

Não tenham pressa para fazer agendamentos de vistos enquanto não tiverem todos os documentos prontos. Analisem cada documento, cuidadosamente, e quando estiverem prontos e organizados, façam o agendamento do pedido de visto, mesmo que demore 2 meses. É preferível passar dois meses organizando todos os documentos e não tiver erros do que pagar 3 vezes os mais de 14.000 escudos por cada pedido de visto. Afinal, se pretende ir para Portugal à procura de trabalho não tem dinheiro para gastar dessa forma, com erros que podem ser evitados com um pouco de atenção.

Boa sorte a todos.

0 Comments

Digite uma palavra e pressione Enter para pesquisar.